O Instituto
de Pesquisas Tecnológicas Railway (RTRI)
do Japão está reivindicando a primazia mundial após concluir com sucesso testes
com fios supercondutores no sistema de eletrificação de sobrecarga de uma linha
operacional de passageiros.
Os testes
foram realizados em 20 quilômetros da linha ferroviária Sunzu Izuhakone de Mishima
para Shuzenji, que é eletrificada a 1.5 kV dc.
O fio
supercondutor foi usado para ligar os transformadores ac-cc a uma subestação
para o sistema de abastecimento de tração, e o cabo foi resfriado a -196 °C.
O RTRI diz que em função da baixa
resistência elétrica dos cabos supercondutores, importantes economias de
energia são possíveis e a estabilidade da tensão pode ser aumentada. Esta é uma
vantagem particular em sistemas de eletrificação de corrente contínua, porque a
tensão cai à medida que a distância a partir da subestação aumenta. Isso pode
limitar a eficácia dos sistemas de travagem regenerativa, que só são plenamente
eficazes se houver outro trem nas proximidades para usar a energia gerada pela
frenagem. Com a maior estabilidade atual, os freios regenerativos podem operar
de forma mais eficaz.
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